terça-feira, 20 de outubro de 2009

Começando a usar o Google Wave

Ai, por onde eu começo.

Tá, por aqui:

O Google Wave é um projeto anunciado pela Google durante a conferência "Google I/O", realizada no dia 28 de maio de 2009. Trata-se de uma plataforma para web cuja intenção é unir serviços como e-mail, instant messaging, wiki e social networking em um ambiente único, funcionando a partir de qualquer browser, em qualquer sistema operacional. Algumas de suas características mais interessantes são os avançados sistemas de correção ortográfica e tradução instantânea durante bate-papos virtuais. O Google Wave foi lançado no ano de 2009.

Olha, por enquanto, na versão preview que eu tô usando não dá pra ver tudo isso não. Primeiro que ele funciona na base de uns comandos que né, nem vou sair decorando tudo. Segundo que mesmo na wave de ajuda que o pessoal do Brasil criou lá ainda tem muita coisa que ninguém sabe como fazer.


Eu borrei algumas coisas porque -- porque quis.



Mas o certo é que essa wave de ajuda facilitou horrores a minha vida. Algumas dicas retiradas de lá:

Fazendo buscas

Ao lado do botão New Wave, você pode digitar a sua query para fazer uma nova busca.

Palavras-chave (keywords)
about:[keyword] - procura waves que tenham [keyword] em algum lugar. O mesmo que [keyword].
title:[keyword] - procura waves que tenham [keyword] no título.
caption:[keyword] -- procura waves com anexos que contenham [keyword] na legenda.

Língua

lang:[língua:] - define a língua desejada. Exemplo: lang:pt, lang:en

Que que eu achei? Olha, no geral gostei. Mas é cedo pra falar. Quando todo mundo tiver usando o Google Wave (e sabendo usar néam?) vai ser bem intressante. A pessoa tá off? Cria uma wave como se fosse e-mail mesmo, pra depois ela ver e te responder. A pessoa tá on? Cria uma wave do mesmo jeito, com a diferença que vocês vão editar a wave sinultaneamente, numa especie de conversa. Coisinha legal (que tinha no ICQ): dá pra ver a pessoa digitando em tempo real. Super entregador. Não vale mandar se foder e depois apagar, haha. Além disso na wave dá pra colocar todo tipo de coisa, vídeos, imagens, enquetes, mapas, entre outras. Só que né, até aprender a colocar tudo.

Ah, Google Wave por enquanto é um devorador de memória. Tenho 1 gb e quando eu logo no bicho meu PC diz "nada mais me lembro". Daí, se eu abro uma wave grande como a de ajuda (a "Tsunami" - sim tem uma wave brasuca com esse nome - eu desisti, emperrou tudo) o funionamento fica tão lento que você escreve em slow motion. -.-

Olha, se eles conseguirem estabilizar essa coisa... *-*

Dica pra quem pegou agora e tá boiando: digita "lang:pt" na busca que aparecem as waves públicas em portugês. Daí é só conversar com o pessoal lá e ir tirando as dúvidas. Tá todo mundo muito interessado em ajudar. Bonito isso, haha.


Beijocas.

0 pitacos:

Postar um comentário