terça-feira, 24 de novembro de 2009

Liberdade digital?

O nome do blog de Emílio Moreno agora soa como uma triste ironia


Deu no G1.

O blogueiro cearense Emílio Moreno foi condenado a pagar R$ 16,000 por um comentário feito por um anônimo em um post de seu blog falando de uma briga acontecida no Colégio Santa Cecília, de Fortaleza.

Os advogados da diretora do colégio, a freira Eulália Maria Wanderley de Lima entraram em contato com o blogueiro que apagou o comentário. Ainda assim, o processo foi feito.

Muitas coisas me revoltam nessa história.

Uma delas diz respeito a esse trecho do G1:

No último sábado, dia 21 de novembro, Emílio foi notificado sobre o mandado da Justiça de penhora de bens para pagar a quantia e tem possibilidade de tentar reverter a penhora.

O estudante afirma que não tem bens para serem penhorados e alega que tentou resolver o caso "amigavelmente".

Ora, o blogueiro não tem essa grana toda. Não tem como pagar e terá seus bens penhorados. Bens que ele também não tem. E a diretora é uma freira. Oi? Desde quando religiosos cristãos tiram de alguém o que ele tem e até o que ele não tem? Os valores cristãos de perdão e misericórdia mandam beijos saudosos para irmã Eulália.

E outra, a possibilidade de conversa amigável, perdão e etc seriam uma opção caso realmente houvesse algo para ser perdoado. E aqui o segundo ponto que não me entra: não houve crime ou qualquer coisa do tipo nesse caso. Danos morais? Por um comentário escrito por um leitor anônimo que informou um e-mail falso? Se alguém tiver de ser processado por isso tudo seria esse leitor. Não o autor do blog que abriu apenas um espaço para discussão.

E outra, vamos dizer que conseguissem localizar o anônimo. Ele criticou a freira, ok. Mas me digam, quantas pessoas são criticadas diariamente na blogosfera? Já pensaram se todos os criticados resolvem processar os autores de comentários (ou até os blogueiros) por danos morais?

A verdade é que não houve dano moral maior do que o que está passando agora o blogueiro Emílio Moreno. E pior, a justiça está abrindo um perigoso precedente.

E digo mais, se essa freira fez esse barulho todo por se sentir ofendida por um comentário no blog de Moreno, imagina agora com as milhares de críticas envolvendo seu nome em blogs, sites e twitter.

Segura essa agora.

2 pitacos:

Welton Nogueira disse...

Eu ia escrever um negócio sobre freiras de colégio, mas tenho medo que vc seja processada também.
Então, ficarei na minha. Depois eu te conto.

Larys disse...

Hauhauaa, Xiriú é genial. Mas, sim, eu não tava sabendo disso. Muito injusto, cara. Acho que ele tem que entrar com algum recurso pq isso é absurdo. Responsabilidade de anônimo? Aonde?? Quer dizer que se um fidaputa for lá no Comoeuvim e publicar alguma merda a culpa é nossa é? Agora pófo!

Postar um comentário