quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

E ela veio twittar aqui fora



Quem acompanha o reality show Big Brother Brasil em sua décima edição, ou no mínimo tem interesse no envolvimento dos espectadores com produtos televisivos, deve ter se espantado com a perseguição que sofreu a participante Tessália até sua saída do programa ontem.

Uma participante que, diferente dos antigos "vilões" do programa, não conseguiu colocar ninguém popular no paredão, não separou casais, não fez complôs ardilosos nem nada do tipo. Tessália era apenas uma fofoqueira come-e-dorme. Então porque foi tão odiada?

Alguns argumentos das pessoas a favor da permanência de Tessália não fizeram muito sentido pra mim. Alguns diziam que ela deveria ficar porque barracos são a alma do programa. Entretanto, Tessália não protagonizava exatamente grandes confusões. Como já disse, ela era uma come-e-dorme. Ficava apenas com seu namorado (muitas vezes sob o edredom), um pouco afastada de todos, criticando e rindo de todos e especulando detalhes sobre o jogo. Ou seja, Tessália ficar porque movimentava o programa não fazia sentido. Entretanto, ela era odiada por esse comportamento. O que essas pessoas queriam então, alguém para odiar diariamente?

Outro argumento para Tessália ficar era o de que ela fazia nada mais nada menos o que qualquer um de nós fazemos aqui fora: comentar o jogo, especular quem é mais forte, rir dos que são ridículos, zombar. Será mesmo que nós agiríamos assim se estivéssemos no jogo? Eu imagino que não.



Tessália era uma twitteira. Ganhou popularidade usando seu perfil no twitter. Não se esforçou para entrar no Big Brother, foi convidada. É bonita e inteligente. Achou que seria tudo muito fácil. Em sua saída o apresentador Pedro Bial comentou que ela subestimou o programa.

Pra mim o grande erro de Tessália não foi jogar errado, o tal "jogo aberto". O maior erro de Tessália foi não ter jogado. Ela não jogou. Ela apenas comentou o jogo como se estivesse aqui fora, como se fosse um de nós e não uma participante inserida nele. Especulava quem era mais forte e começa a agir segundo sua conclusão. Até aí tudo bem, muitos fazem isso. O erro dela foi fazer isso em voz alta! Fazendo isso ela dissecou sua participação no programa, irritando os espectadores, que esperavam ver Tessália e não sua personagem. Quando Angélica voltou do paredão, Tessália conclui que os Coloridos eram fortes. E ela, que nunca havia pisado no puxadinho, naquela noite bateu um papo descontraído (mas não desinteressado) com a sister. Que público não se irritaria com uma participante assim, onde cada passo é anunciadamente falso? Onde está a pessoa Tessália quando só víamos a personagem Tessália? Tessália perdeu a credibilidade. Suas palavras viraram falas.

Além da falsidade, Tessália irritou pelo deboche. Ela falava mal de outros participantes sem nenhuma culpa. Ela sabia que estava sendo filmada, que tudo seria gravado, mas ainda sim, ria de seus colegas de confinamento. Tessália foi inconseqüente. E a inconseqüência denota um desprezo às regras, às leis, à boa convivência. E num jogo onde o público é quem decide, ele é a lei, portanto foi o público que se sentiu desprezado.

Não acho que Tessália foi uma grande vilã. Tão pouco teve competência para isso. Tessália foi burra. Por isso mereceu muito sair do jogo. Não jogou. Apenas assistiu e comentou. Debochou e saiu. Deixou de twittar lá dentro para vir twittar aqui fora.

0 pitacos:

Postar um comentário